Diga-nos o que procura...
Vamos Explorar o Oeste atrás dos melhores resultados.

49 . 3444 5546    
49 . 98834 6242    

Notícias



COVID-19 | Organização Mundial do Turismo (OMT) lança diretrizes para retomada do setor

22/06/2020 às 15h55


Conheça as orientações para retomar as atividades no setor de turismo do pós-pandemia.

A Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (OMT/UNWTO) lançou na última semana de maio de 2020 um conjunto abrangente de medidas projetadas para ajudar o setor a se reerguer economicamente. O guia Diretrizes Globais da OMT para Reiniciar o Turismo tem como objetivo auxiliar governos e empresas a retomar as atividades de maneira segura, transparente e responsável em resposta à crise ocasionada pela pandemia da Covid-19.
Produzido em cooperação com o Comitê Global de Crise do Turismo Global, o guia Diretrizes Globais da OMT para Reiniciar o Turismo prevê que, em 2020, as chegadas internacionais devem sofrer uma queda global de 60% a 80% em decorrência da pandemia, dependendo da abertura gradual das fronteiras dos países e do levantamento das restrições de viagens, ainda sujeitos a alta incerteza. Isso representaria uma queda nas receitas do turismo entre US$ 910 bilhões e US$ 1,2 trilhão, além de colocar em risco mais de 100 milhões de empregos diretos.

Prioridades do guia
Para a recuperação do setor, a OMT destaca como prioridades restaurar a confiança dos viajantes por meio de protocolos de segurança e proteção projetados para reduzir riscos em cada etapa da cadeia de valor do turismo, mitigando o impacto econômico, estabelecendo coordenação de respostas e promovendo a inovação.
Tendo em vista essas prioridades, o guia traz orientações de acordo com as especificidades de cada área de atuação do setor: gerenciamento de fronteiras seguro e contínuo (viagens aéreas, marítimas e terrestres); setor privado; viagem aérea segura; hospitalidade; operadores turísticos e agências de viagens; reuniões e eventos; atrações e parques temáticos; planejamento e gerenciamento de destino.

Protocolos de segurança e fortalecimento institucional
Os protocolos do guia incluem medidas gerais que podem ser tomadas por qualquer área, como aferição de temperatura, uso de máscaras, distanciamento físico, limpeza periódica de ambientes e superfícies, além de fornecimento de kits de higiene de forma a proporcionar viagens, serviços de hospitalidade e eventos mais seguros.
Como medidas específicas de cada nicho, além de prever protocolos de segurança, as diretrizes englobam recomendações estratégicas voltadas para o marketing e o fortalecimento institucional/empresarial.

Ações recomendadas
Confira algumas iniciativas para a retomada do turismo de maneira segura e sustentável.
• Setor hoteleiro
Para que empresários deste nicho retomem as atividades de maneira sustentável e segura, será preciso inovar em alguns processos. Pensando na melhor operacionalidade, empresários do ramo podem criar novos cargos como “gerente de higiene” e “guardião convidado” para facilitar o processo de acompanhamento dos protocolos de segurança por todos os hóspedes, bem como reservar alguns quartos para possíveis hóspedes doentes ou em quarentena.
Outra sugestão é que os hotéis tenham serviços de check-in sem contato físico disponíveis para todos os hóspedes e ainda forneçam kits de boas-vindas de higiene, incluindo luvas, máscaras e desinfetante.
• Operadoras e agências de viagens
No “novo normal” do mercado de turismo, as empresas podem criar estratégias de marketing com foco em incentivar os clientes a viajarem por distâncias mais curtas e explorar destinos próximos. Isso já é um começo. Além disso, os empresários do ramo podem criar pacotes de viagens e entretenimento mais segmentados e focados na natureza, como ecoturismo, esportes em pequenos grupos ou individuais e rotas tradicionais.
Saiba mais sobre como retomar as atividades do setor. Acesse o Guia da OMT.
• Invista em inovação e treinamentos gratuitos
Para auxiliar na retomada do turismo, a OMT firmou parceria com a empresa Google com o objetivo de promover uma transformação digital de destinos de viagem, de empresas e funcionários por meio de treinamentos gratuitos. Os cursos são oferecidos na página da Academia OMT na internet.
Fique atento às tendências de mercado
Analistas do Painel de Especialistas da OMT acreditam que a demanda doméstica deverá se recuperar mais rapidamente que a internacional, pois se torna mais seguro se locomover localmente. As estimativas de recuperação das viagens internacionais são mais positivas na África e no Oriente Médio. Já as Américas devem começar a retomar as atividades apenas após o fim de 2020. O cenário para Europa e Ásia é misto: metade dos analistas acredita que a retomada das viagens deve ocorrer somente em 2021.
________________________________________
Fontes de apoio: Organização Mundial do Turismo divulga diretrizes para reanimar o setor pós-pandemia. ONU News. 2020. OMT lança diretrizes globais para a reabertura do turismo. Ministério do Turismo. 2020.


Fonte: atendimento.sebra...tm_medium=email